sexta-feira, fevereiro 28, 2003

Não sei o que vai acontecer quando eu publicar isso...

Meu blog está cheio de caracteres chineses!! Que p* é essa?

quinta-feira, fevereiro 20, 2003

Ela é Vil.

Ela é

Ela é Vilma, a sequestradora.

terça-feira, fevereiro 18, 2003

Texas Terminology

Meu trabalho, pra empresa, vale X. E no ranking de 18, eu estou em 2o (segundo... com esta fonte parece vigésimo!).

Tem um cara que recebe 2X. E ele está em 5o.

Donde se conclui que eu posso ficar em 10o. sem problemas, certo? Ou será que minha matemática está enferrujada?

domingo, fevereiro 16, 2003

Já ouviram o Carreras cantando a Misa Criolla de Ariel Ramirez? Só com uma notinha no Agnus Dei ele entra no céu :)

Eu preciso escrever o resto da Turandot. Mas dá uma preguiiiiiiça.

Meu padrinho chegou de viagem e me trouxe 2 tábuas de chocolate suiço bem amargo :D Acho que só eu, na face da Terra, gosto de chocolate amargo. De doce basta a vida :)

quinta-feira, fevereiro 13, 2003

Hoje meu pai ficou sexy. Sexyagenário :D

60 anos! Quanto tempo. Acho que ele pode se orgulhar do que fez : criou 3 filhos dando os melhores colégios, idiomas, esportes e cultura. Minha irmã é meio diferente no quesito personalidade, mas é uma boa pessoa. E meu pai também. Não tem vícios. É honesto e trabalhador. Poderia ser mais aberto e menos ranzinza, mas ninguém é perfeito :D

quarta-feira, fevereiro 12, 2003

Fazia tempo que eu não chorava. Ontem eu chorei. Ainda bem, pois já estava me achando fria e sem emoções que não fossem stress (isso é emoção?) e raiva. E tudo por culpa do Moulin Rouge! Comecei a chorar no filme e terminei na cama.

E não, não é culpa tua não. Eu sou assim, você já deveria saber.

domingo, fevereiro 09, 2003

Turandot IV

Turandot aparece, toda linda. E explica o porquê deste teste :

"Neste Palácio, há milhares de anos, um grito desesperado fez-se ouvir. E por gerações e gerações este grito veio ecoando e instalou-se no meu coração. Princesa Lou-Ling, minha querida ancestral, que reinou em silêncio e alegria e desafiou a terrível tirania dos homens com constância e firmeza, hoje você revive em mim!

E foi então que o rei dos Tártaros chegou com suas bandeiras...

Naquele tempo, todos sabem, a guerra trouxe o horror e o som das armas. O Império foi conquistado e dominado e Lou-Ling, minha ancestral, foi levada para longe, por um homem como você! Um homem como você, um estranho, um estrangeiro a levou naquela noite em que sua voz foi sufocada.

Há séculos ela repousa em sua magnífica tumba.

Príncipes que vêm aqui com suas enormes caravanas de tudo quanto é canto da Terra para tentar a sorte, cuidado: vocês pagarão pela pureza de Lou-Ling, pelo seu pranto e pela sua morte! A vingança será lançada sobre vocês. Por mim.

Nenhum homem jamais me terá! Nenhum!! O ódio por aquele que a matou vive no meu coração. O orgulho de sua grande pureza renasceu em mim.

Estrangeiro, não provoque o destino. São 3 enigmas e apenas 1 morte!"

- Não. São 3 enigmas e 1 vida!
- Não, seu burro! 3 enigmas e você morre uma vez só.

O povo quer ver logo o teste :
- Turandot, pára de enrolar e deixa o príncipe desconhecido responder aos enigmas.

Turandot resolve, então, começar ( êêêê \o/ )

"Ouça bem, estranho:
Na noite escura, um fantasma brilhante voa.
Flutua e abre suas asas ( confesso que não sabia que fantasmas possuiam asas ) sobre a humanidade sombria.
Todo mundo clama por ele.
Todo mundo implora por ele.
Ao raiar do dia o fantasma desaparece e renasce em todos os corações.
E todas as noites ele nasce e todos os dias ele morre!"

Não sei como, só com isso, o cara consegue responder : Sim, renasce novamente e, na minha felicidade, me leva com ele. É a Esperança.

Turandot fica meio p* e diz : Isso mesmo, a esperança que sempre ilude.

sábado, fevereiro 08, 2003

Turandot III

Por causa da cabeça dura do príncipe desconhecido, Ping, Pang e Pong têm de preparar as cerimônias. Eles não estão muito felizes não. São muitos detalhes e preparar a cerimônia de casamento é sempre uma perda de tempo, pois é muito difícil alguém passar no teste.

Eles reclamam que tudo era muito diferente antes do nascimento de Turandot. A China era um país tranquilo e pacífico. Depois de Turandot... no Ano do Rato foram 6 mortos, mais 8 no Ano do Cachorro e neste ano, Ano do Tigre, já foram 13!! Contando com este patzo que acabou de soar o gongo. O trabalho é chato e nem um pouco agradável. Eles acabaram virando Ministros do Carrasco!! Sentem saudades de suas casas : uma casa em Honan, perto de um laguinho azul; uma floresta perto de Tsiang; um jardim perto de Kiu. E aqui estão eles : debruçados e quebrando a cabeça sobre os livros sagrados. E tudo por culpa destes malucos apaixonados : o príncipe de Samarkand, o indiano Sagarika, o Birmanês, o príncipe de Kirghiz... todos decapitados sem dó nem piedade. Se continuar assim só resta dar adeus à Divina linhagem. Este é o fim da China.

E eles sonham com o dia em que Turandot deixará de ser fria como o gelo e se renderá ao fogo da paixão. Se derreterá nos braços do marido, por detrás das cortinas de sua cama real. Seu corpo nu será iniciado no Mistério (naquela época não deveria ter nenhum tipo de informação, pelo jeito :D ). E assim, a paz voltará a reinar na China.

Os clarins anunciam que a cerimônia do teste está prestes a começar e lá se vão os 3. Junto a eles entram os sábios que guardam, em pergaminhos selados, o segredo dos enigmas.

O Imperador é saudado pela multidão e tenta fazer com que o príncipe desista, em um diálogo mais ou menos assim :

- Eu fiz um maldito juramento e agora tenho de cumpri-lo. Meu cetro pinga sangue. Chega de sangue. Vá embora, por favor.
- Filho dos Céus, deixa eu tentar.
- Me deixe morrer sem ter o teu sangue nas minhas mãos.
- Filho dos Céus, por favor me deixe tentar a sorte.
- Poupe o Palácio e o mundo de mais uma atrocidade.
- Filho dos Céus, deixa vai.
- Você está apaixonado pela morte, então que seja. O teu destino está em tuas mãos.

(repararam que o príncipe pede 3 vezes para fazer o teste e por 3 vezes o Imperador nega ? )

A cerimônia vai começar ...

(só depois, pra te deixar com raiva :D )

Filha de peixe, peixinho é


Faz tempo que não babo minha sobrinha. Ela não é linda? :)

Não tenho a paciência nem o talento do Marco Aurélio para ficar escrevendo trocentos capítulos de uma história. Vai em outro estilo, meio resumão, mas em partes. Até porque tem gente que não aguenta de curiosidade para saber quais são os 3 enigmas.

Turandot II

O populacho canta para a Lua aparecer logo, pois ela trará a decapitação do Príncipe da Pérsia, e eles adoram ver os caras morrendo (povinho mórbido).

Eis que a Lua surge majestosa no céu e uma procissão fúnebre aparece, trazendo os carrascos e o Príncipe, que é muito jovem. A multidão, quem diria, se apieda do príncipe e chama Turandot, pedindo clemência. Até o príncipe desconhecido amaldiçoa esta beleza que leva à morte jovens inocentes.

Turandot aparece na janela do palácio e a turba pede perdão para o pobre Príncipe. A princesa nega. Lá se vai o coitado perder a cabeça, literalmente. Mas outro sucumbe aos encantos de Turandot. Ele mesmo, meus amigos, que há poucos instantes maldizia Turandot, agora é tomado de amores e quer conquistá-la (vai ser bonita mais pra lá!!).

(aqui vale uma nota de uma amante da música, e não uma crítica : o mesmo tema usado pelo príncipe para maldizer a princesa é agora ouvido com outra letra, enaltecendo a beleza e declarando amor à princesa. Achei isso genial.)

Timur e Liù tentam tirar esta idéia imbecil da cabeça do príncipe; Timur porque acabou de achar o filho que julgava morto e Liù porque o ama.

(mais uma notinha : nesta parte está a nota - musical mesmo - mais linda da ópera, na minha opinião. Por ela valeu Puccini ter nascido e composto esta obra. Se alguém tiver interesse - duvido muito - começa assim : Figlio, che fai?.... o príncipe, ao final desta partezinha, grita o nome de Turandot três vezes, e ao entoar a última sílaba a orquestra entra. Turandot! Turandot! Turandooooooottt!! Eu me arrepio toda vez. Minha mãe se diverte vendo a minha cara de felicidade nesta hora. :D )

Aos dois se juntam Ping, Pang e Pong. Eles já viram muitos sendo mortos por causa de Turandot, que é fria e não vale a vida de ninguém, e estão de saco cheio de terem de preparar as cerimônias (para os enigmas e as fúnebres). Por mais sublime que Turandot seja, ela é apenas uma mulher com uma coroa. Tem apenas um rosto, dois braços e duas pernas. Tudo muito bonito (e da mais pura realeza, é verdade), mas só isso. Ele que arranje 100 esposas, pois assim terá muitas pernas, braços e peitos (libretistas avançadinhos para a época, não?).

Os fantasmas de todos os que morreram "aparecem" (na verdade só se ouvem vozes), e pedem para que ele a desafie sim, para que possam ouvir sua doce voz de novo, pois eles todos a amam, apesar de tudo.

O cara fica bravo, diz que só ele a ama. E não adianta, vai enfrentar o desafio dos 3 enigmas e acha que vai vencer. Para isso vai até um gongo e bate 3 vezes (Está cheio de 3 nesta ópera. Alguém entende de cabala?).

quinta-feira, fevereiro 06, 2003

Hoje é o aniversário da minha irmã. Eu lembro de quando ela nasceu, o antebraço dela era do tamanho do meu indicador. E lá se vão 22 anos.

terça-feira, fevereiro 04, 2003

Sem internet e sem tv a cabo, sem livros pra ler (na verdade eu tenho, mas estou com preguiça), resolvi contar uma ópera (Turandot) no estilo Marcureliense. Claro que não chego aos pés dele, mas vou tentar. Uma ópera é difícil de contar neste estilo, pois existe muita intercalação de diálogos. Vamos ver a merda que dá.

Esta Turandot foi composta por Giacomo Puccini, com libreto de Giuseppe Adami e Renato Simoni com base na fábula de Gozzi. Tem 3 atos e Puccini não chegou a terminá-la. Chegou até um pedaço do 3o ato (Não vou ser específica para não estragar o final :D ). Quando da estréia, em 1926, o regente baixou a batuta no trecho citado acima e disse : "Qui il Maestro è morto". Depois acharam 23 páginas com o esboço do dueto final e Franco Alfano então escreveu o final.

Existe uma outra Turandot, mas agora me escapa o compositor e eu estou sem internet para pesquisar. Mas eu nunca ouvi.
A versão de Puccini é a mais conhecida e minha ópera favorita. Tenho em VHS a montagem do Metropolitan Opera House com Plácido Domingo e Eva Marton. E esta mesma montagem, com outros cantores, eu vi em Nova Iorque, em meio a lágrimas por estar ali, em um dos templos da ópera, vendo minha ópera favorita, do meu compositor de óperas favorito e reconhecendo o cenário.

Para quem não está muito acostumado com os termos, compositor é quem faz a trilha sonora e libreto seria o "roteiro". As personagens são : Turandot, uma princesa; Imperador Altoum, pai de Turandot; Timur, rei exilado da Tartária; um príncipe, filho de Timur (o nome eu só conto depois, porque faz parte da narrativa este desconhecimento); Liù, jovem escrava; Ping, grande chanceler da China; Pang, ministro das provisões; Pong, ministro imperial da cozinha (!!! eu não sabia que existia ministro da cozinha). E há figurantes : o Mandarim (arauto), o Príncipe da Pérsia, Pu-Tin-Pao (o carrasco que entra mudo e sai calado) e o povo.

"Turandot é uma adaptação de antigo conto de fadas sobre a princesa oriental que matava todo aquele que a amava. A beleza de Turandot é lendária, e dos países mais distantes acorrem a Pequim os pretendentes. Antes de se aproximarem dela, no entanto, devem submeter-se a um teste. Se conseguirem solucionar três enigmas, obterão a mão da princesa e, com ela, o trono da China. Se falharem, estarão condenados à morte".
(extraído de Kobbé - O Livro Completo da Ópera - organizado pelo conde de Harewood - Jorge Zahar Editor)


ATO I
Cena I


É noite na antiga cidade de Pequim. O povo está nas ruas esperando para ver se o príncipe de Pérsia passou ou não no teste. O arauto chega e anuncia :

- Ae povo! O negócio é o seguinte: Turandot só vai dar pro cara que tiver cérebro o suficiente para responder a três charadas. Dessas "O que é, o que é", sabe? Só quem tem sangue real pode participar, afinal ninguém quer um plebeu no trono né? Se o dito não conseguir responder, se fudeu: vai ser decapitado.
E agora, o que era mesmo que eu tinha de falar? Ah, é. Então, Lombardi! O Príncipe da Pérsia vai perder a cabeça ou não vai?!?!
Vai!!!! Quando a lua aparecer no céu o carrasco vai fazer o espetáculo que vocês tanto gostam.

- Uhu!!! SSSAAANNNGGGUUUEEEE. Vamos logo pro palácio. Ô Pu-Tin-Pao, levanta cara! Tá na hora de trabalhar. Queremos SSSAANNNNGGGUUUEEE! (Lembraram de deus?).

Os guardas do palácio não gostam muito da bagunça não...
- Ô Povinho besta! Vai fazer zona mais pra lá. Olha que a gente joga gás em vocês, hein?
- Ai meu pé!
- Não empurra!
- Pára, cacete!

Neste empurra-empurra um velho cai no chão. A mocinha raquítica que está com ele não consegue erguê-lo e pede ajuda:
- Alguém aí quer fazer o favor de me ajudar a levantar o meu patrão?

Um moço ouve isso e vai ajudar.
- Pai! Meu pai! Mó tempo que eu não te vejo. Será que estou sonhando? Não. É você mesmo, coroa. Mó legal. Valeu deus. Depois de tanta porrada no passado é bom receber um presente assim.

O velho está cego mas reconhece a voz do filho.
- Filhão!! Você tá vivo!
- Fala baixo, pai. O feladaputa que deu o golpe de estado e roubou o teu trono ainda está me procurando e tá na tua cola. Não tem lugar seguro pra gente.
- Faz tempo que eu tô te procurando, filho. Porque não ligou? Não mandou um e-mail? Eu achei que você tinha sido seqüestrado, morto, sei lá.
- Mas falae, pai. Como é que você chegou aqui?
- Vou ter que gritar, porque este povo tá feliz, não? (Uhu! Lá vem o carrasco. Morra príncipe! Morra! Morra!). Depois que nós perdemos a batalha eu virei um rei sem trono e sem reino. Tentei entrar no MST - Movimento dos Sem Trono - mas é muito trabalho ficar fazendo passeata pra cá e pra lá e tronos estão escassos hoje em dia. Eu estou muito velho. Bom... eu, um ST e cego no meio do tiroteio ouvi alguém falando pra mim : "Vem cá, eu te guio". Era a Líu, esta mocinha raquítica. Eu estava um caco, mas ela enxugou minhas lágrimas e foi nos sinaleiros pedir esmola pra mim.
- Demorô, Liu! Quem é você?
- Ninguém, nada... uma escrava. (Ela sofria de complexo de inferioridade pelo jeito).
- E o que deu em você pra ajudar um velho?
- Porque uma vez, lá no palácio, você sorriu pra mim. (Que guria burra!)

Enquanto isso os responsáveis pela execução estão amolando a lâmina e o povo conversando e cantando:
- Põe mais óleo. Vamos ver a lâmina brilhar, soltar faísca e sangueee!!! Uahuhauhaahuha. Empreguinho bom este, nunca vai faltar trabalho.
- Venham, "amantes", que nós estamos prontos pra tirar a pele de vocês.
- Vê só: o cara vai lá, toca o gongo pra dizer que quer participar do teste. Aí aparece a linda e justa (justa?!?!?!) Turandot, fria como a espada. Quando o gongo soa o carrasco quase tem um orgasmo, porque não adianta querer a mulher, tem de ter sorte. Porque são 3 enigmas e só uma vida.
- Quem será que vai ser o próximo a tentar?
- Morte! Morte! Morte!
- Uhuuuuuu

sábado, fevereiro 01, 2003

Eu lembro da Chalenger, e você?

Eu vi uma coisa riscando os céus de Pasadena (do ladinho de Los Angeles) e, estando em uma Convenção de Star Trek, comentei que era a Enterprise (como no filme). Era igualiziha à explosão da Columbia.

Eu estive na NASA, mas não vi a Columbia. Eu vi a homenagem aos mortos em missões. Mais 7 nomes agora.

Eu queria ser astronauta. Não quero mais, pois tem de ser PhD em alguma coisa e eu não estou com vontade de estudar mais. Talvez uma carona em um disco voador.

deus ama.

Não é lindo?