sábado, fevereiro 08, 2003

Não tenho a paciência nem o talento do Marco Aurélio para ficar escrevendo trocentos capítulos de uma história. Vai em outro estilo, meio resumão, mas em partes. Até porque tem gente que não aguenta de curiosidade para saber quais são os 3 enigmas.

Turandot II

O populacho canta para a Lua aparecer logo, pois ela trará a decapitação do Príncipe da Pérsia, e eles adoram ver os caras morrendo (povinho mórbido).

Eis que a Lua surge majestosa no céu e uma procissão fúnebre aparece, trazendo os carrascos e o Príncipe, que é muito jovem. A multidão, quem diria, se apieda do príncipe e chama Turandot, pedindo clemência. Até o príncipe desconhecido amaldiçoa esta beleza que leva à morte jovens inocentes.

Turandot aparece na janela do palácio e a turba pede perdão para o pobre Príncipe. A princesa nega. Lá se vai o coitado perder a cabeça, literalmente. Mas outro sucumbe aos encantos de Turandot. Ele mesmo, meus amigos, que há poucos instantes maldizia Turandot, agora é tomado de amores e quer conquistá-la (vai ser bonita mais pra lá!!).

(aqui vale uma nota de uma amante da música, e não uma crítica : o mesmo tema usado pelo príncipe para maldizer a princesa é agora ouvido com outra letra, enaltecendo a beleza e declarando amor à princesa. Achei isso genial.)

Timur e Liù tentam tirar esta idéia imbecil da cabeça do príncipe; Timur porque acabou de achar o filho que julgava morto e Liù porque o ama.

(mais uma notinha : nesta parte está a nota - musical mesmo - mais linda da ópera, na minha opinião. Por ela valeu Puccini ter nascido e composto esta obra. Se alguém tiver interesse - duvido muito - começa assim : Figlio, che fai?.... o príncipe, ao final desta partezinha, grita o nome de Turandot três vezes, e ao entoar a última sílaba a orquestra entra. Turandot! Turandot! Turandooooooottt!! Eu me arrepio toda vez. Minha mãe se diverte vendo a minha cara de felicidade nesta hora. :D )

Aos dois se juntam Ping, Pang e Pong. Eles já viram muitos sendo mortos por causa de Turandot, que é fria e não vale a vida de ninguém, e estão de saco cheio de terem de preparar as cerimônias (para os enigmas e as fúnebres). Por mais sublime que Turandot seja, ela é apenas uma mulher com uma coroa. Tem apenas um rosto, dois braços e duas pernas. Tudo muito bonito (e da mais pura realeza, é verdade), mas só isso. Ele que arranje 100 esposas, pois assim terá muitas pernas, braços e peitos (libretistas avançadinhos para a época, não?).

Os fantasmas de todos os que morreram "aparecem" (na verdade só se ouvem vozes), e pedem para que ele a desafie sim, para que possam ouvir sua doce voz de novo, pois eles todos a amam, apesar de tudo.

O cara fica bravo, diz que só ele a ama. E não adianta, vai enfrentar o desafio dos 3 enigmas e acha que vai vencer. Para isso vai até um gongo e bate 3 vezes (Está cheio de 3 nesta ópera. Alguém entende de cabala?).

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home