terça-feira, julho 02, 2002

medo

quem é que não tem? nem que seja medo de ter medo, sempre existe alguma coisa que nos dá medo. mas, é claro, existem medos e medos e, claro, fobias. li um dia desses no jornal que tem gente que tem fobia do número 8. até agora não entendi o que é que acontece com uma pessoa assim; ter medo de um objeto, um animal, uma situação (altura, locais pequenos, aglomeração), elementos (fogo, água...) ainda entendo, mas o que é que um número pode fazer com você? saltar do papel e se enrodilhar em você até esmagá-lo? não é superstição, é medo mesmo.

eu sou medrosa, admito. já fui mais (imaginem como eu era!). apesar disso, não congelo na hora. o medo não me paraliza, pode me limitar, mas não me pára. depois é capaz de eu desabar, mas no exato momento não sei se meu cérebro se recusa a admitir (pode ser um sistema de defesa, não?) ou deixa pra processar depois.

tenho medos simples : de aranha, por exemplo. já tive muito medo de cachorro (até que descobri que quando eu era bebê minha mãe estava comigo no colo e um cachorro latiu forte e veio pra cima dela. deve ser isso), mas agora não é tanto assim.

já tive medos estranhos : de cortar as unhas dos pés!! não era bem medo, mas para mim doía. e sabe o que eu descobri não faz nem 5 anos? que meu pai tirou um bife do meu dedo quando eu era pequena. ele foi o culpado e sempre me chamava de maricona - porque ele tinha de me pegar à força, quando criança, lógico, para cortar minhas unhas :) depois de crescidinha eu vi que não doía não. mas só descobri a causa deste "medo" porque minha tia comentou.

tenho medo de estradas, ainda mais depois que perdi a Lu. ano passado quase fiquei - junto com meus tios e minha prima - na br-116. um caminhão não venceu a curva e a carroceria veio em nossa direção. foi tudo em câmera lenta... o caminhão vindo, a carroceria aos poucos não fazendo a curva, a batida no caminhão que estava na nossa frente, a carroceria passando a centímetros do nosso carro... e aí foi tudo mmmuuiiiitoo rápido. acho que fui a primeira a notar, só dei um suspiro e estiquei o braço para proteger minha prima que estava dormindo. tremi, é verdade, mas até que me contive legal pois sabia que minha prima precisava de alguém forte. isso foi de curitiba para são paulo. quando voltamos, assim que eu entrei em casa eu desabei. chorei muito. a br-116 não vai me ver por um bom tempo.

já tive medo de "fantasmas" : isso quando comecei a freqüentar o centro espírita e aprender a doutrina. eu tinha uns 11/12 anos e as histórias de poltergeists e mesas girantes me apavoraram. (mesas girantes : duas irmãs adolescentes "faziam as mesas girar" e responder perguntas - mas na verdade elas eram médiuns e, se não me engano, isso serviu para a compilação da doutrina espírita). para quem tem medo de espiritismo : é uma religião cristã e não tem isso de "mesa branca". muita gente acha que é macumba ou algo similar, mas eu sugiro um pequeno estudo antes de rotular.

tenho medo de ficar sozinha na velhice. tenho medo de perder meus pais (amo a minha família e sinceramente não sei como reagirei. infelizmente isso vai acontecer um dia). não tenho medo de morrer, mas não quero sofrer, pois tenho medo de dor.

não tenho medo de andar de avião (apesar de já ter sonhado várias vezes com desastres aéreos), mas cada vez que um avião - principalemente à noite - passa com um barulho mais forte por cima da minha casa (ou perto, já que o som tem um jeito engraçado de viajar) eu tenho taquicardia. será que eu morri em um desastre aéreo - ou um avião caiu na minha casa - em outra vida? ou será que é premonição e eu morrerei por causa de um avião? sei lá, não achei explicação ainda para isso, já que não tenho medo quando estou dentro do avião.

muito medo? não sei. dizem que o medo nos impede de ir para frente, mas eu acho que o medo também nos impede de fazer muita besteira. no livro "harry potter e o prisioneiro de azkaban" (é, sou fã do moleque), tem uma frase que diz : "o que você mais teme é o medo, e isso é muito sábio". não sei se isso quer dizer que o medo nos tolhe, mas eu achei bonita :)

e chega de medos. devo ter muitos mais que não me lembro agora. e você? tem medo do quê?

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home