sexta-feira, maio 28, 2004

28

and counting!

quinta-feira, maio 27, 2004

Hein?

Falem o que quiserem, não acho que a internet esteja contribuindo para que mais jovens leiam e escrevam. A grande maioria, quando escreve, escreve errado. Quem lê, aprende errado e vai repetir o erro. Não estou falando de "ss", "s", "sc", "ç" que muitas vezes não têm lógica alguma. É outra coisa.

Eu paro de ler qualquer post no Orkut se acho erros grotescos ou em linguagem pseudo-cuticuti (i.e. : "vamu nus organizar"; "agenti" ; "u filmi mais esperadu du anu" e por aí afora). Estes exemplos tirei de um único post de uma comunidade sobre... um livro!! Não é bonito escrever assim, ainda por cima falando com pessoas que gostam de livros. Pode ser, não sei, que a pessoa que escreveu tenha um audio-book. E pode ser que tenha gente que ache legal.

Já parei há muito tempo de contar as vezes que vi "MAIS" substituindo "MAS". Forão e Foram viraram sinônimos.

Não é de estranhar os erros encontrados nas provas de alunos universitários (quando não são univerCitários). Sugeri que meu pai levasse estrume para seus alunos fazerem uma análise, já que um deles escreveu que o nome da matéria era Química Estrumental. E pelo nível das outras asneiras, isso não foi uma piada de um espertinho.

Dizem as pesquisas que só certas classes sócio-econômicas têm acesso à internet. Bom, isso prova que dinheiro não tem nada a ver com cultura e conhecimento. Não saber a própria língua-materna...

Estou velha.

sexta-feira, maio 21, 2004

Aquiles

Aquiles


Nesta página há um resumo do mito Aquiles. Fui procurar o porquê do cara ter o calcanhar vulnerável.

A mãe dele, tentando transformar seu corpo em algo invulnerável, melecou-o com ambrosia (de acordo com um dicinoário de mitos que tenho) e banhou-o em um rio, mas esqueceu que o segurava pelo calcanhar! Então, aquela parte ficou vulnerável. Que esquecimento!! Deveria ter jogado o moleque todo na água e depois pescado com uma rede :)

quinta-feira, maio 20, 2004

"Enlatados"

CSI, Without a Trace, Cold Case, 24, American Dreams, Scrubs, Enterprise e Charmed. Tudo renovado. :)

Agora é torcer para Tru Calling também ser renovada. Jake 2.0 já tinha sido cancelada... que pena.

quarta-feira, maio 19, 2004


Amor - em água cristalizada

Se eu pudesse, eu matava um certo advogado. Mas amanhã ele vai ouvir.

sábado, maio 08, 2004

Anjo Negro


Mais um livro policial. Em uma cidade onde não acontecem muitos crimes, uma jovem da alta sociedade é encontrada morta em uma situação, digamos, constrandegora : em um motel, toda amarrada. Mas, por incrível que pareça, esse não é o crime em torno do qual o livro gira. Uma policial descobre, por acaso, que há um serial killer acabando com os homens que abusam/abusaram de mulheres mas que escaparam da Justiça, por um motivo ou outro.

Não sei se é porque eu já havia lido outro livro da mesma autora, mas eu já sabia o culpado... sem graça! Não compro mais nada dela, pois pelo menos nestes dois livros as personagens são quase as mesmas. Não em nome, claro. Mas na estrutura da trama. É como uma receita de bolo, onde só se muda os ingredientes. Ao invés de chocolate preto, tente chocolate branco. Ao invés de goiabada, faça com damasco. Mas o resultado é praticamente o mesmo.

O crime da moça no motel é resolvido quase no final. Uma solução estúpida, na minha opinião. Acho que a autora lembrou-se de que tinha de achar um culpado e inventou uma coisa nada a ver.

Existem outros autores que quase fazem um plágio de si mesmos. Algumas pessoas podem dizer que é o estilo do autor, a "assinatura". Mas precisa ser tão previsível assim?

Harlan Coben, por exemplo, usa nos dois livros que li até agora (Não Conte a Nunguém e Gone For Good) mais ou menos o mesmo cenário : um cidadão exemplar se vê, de repente, suspeito pela morte/desaparecimento/whatever de um membro de sua família ou de alguém muito próximo. Mas o final não é o mesmo.

Robin Cook sempre tem algo a ver com conspiração envolvendo algo médico. Algumas personagens retornam. O motivo, normalmente, é ganância ou terrorismo.
Mas além do final feliz, o culpado não é sempre o mesmo.

Gosto dos livros do HC e do RC, mas que falta faz escritores como Agatha Christie.

terça-feira, maio 04, 2004

Alguns links que achei relacionados com o livro :

Priorado
Priorado
Priorado

Sauniere (sim, o "nome" do curador do Louvre tem a ver com sociedades secretas)
Sauniere

Da Vinci
Da Vinci

Templários
Templários

Wicca

Maçonaria
Maçonaria
Maçonaria

Sociedades Secretas

Opus Dei

sábado, maio 01, 2004

Sobre o livro.

"O Código da Vinci" tem uma coisa que eu descobri em "Moça Com Brinco de Pérola" que eu gostei muito : mistura obra de arte com ficção.

Desta vez eu já comecei o livro com o fascículo sobre Leonardo Da Vinci ao lado. Porque? O livro é sobre um professor da Harvard, especialista em simbolismo, especialmente os religiosos. Ele está em Paris, para uma conferência, quando é chamado para ir até o Louvre : o curador foi assassinado e deixou um estranho recado. Junto com a neta do curador, o professor (Robert Langdon) tem de decifrar a mensagem e ir seguindo as pistas deixadas pelo morto - membro de uma sociedade secreta.

E estas pistas levam a algumas obras de arte : O Homem Vitruviano, Mona Lisa, Madona das Rocas e A Ùltima Ceia. É muito interessante, portanto, ter uma cópia destas obras para acompanhar o que o autor vai descrevendo.

Além disso, há menção a "sociedades secretas" - se fossem tão secretas, não saberíamos o nome :D - (Priorado do Sião, Maçonaria, Templários), Wicca, documentos "secretos" (Os Documentos do Mar Morto) e ao Santo Graal! Parece uma mistura sem pé nem cabeça, mas é bem costurado, eu acho.

O autor pegou pesado no "grande segredo", na minha opinião. Se fosse um pouco diferente até poderíamos pensar : "será que não é verdade?" Pelo menos eu pensaria :) Gosto de mistérios, esoterismo.

Para quem quiser desvendar um outro Código Da Vinci (em inglês), tente aqui. Tem de fazer buscas na internet, decifrar códigos e achar pistas (uma está relacionada com o livro, portanto quem não leu talvez não consiga a resposta).

Agora quero ler outro livro do mesmo autor, Dan Brown. Chama-se Anjos e Demônios e fala dos Illuminati.

Errr.. alarme falso :)

Que legal! O hpg tirou meu espaço!!! Agora estou sem imagens. Just great!