segunda-feira, setembro 12, 2005

Outro livro terminado : "Map of Bones" de James Rollins. 431 paginas. Li neste final de semana chuvoso.

Novamente objetos históricas misturadas com segredos apocalípticos, conspiração, Igreja Católica e personagens 2 caras. Esta fórmula está rendendo tanto que se eu tivesse tempo e paciência pra pesquisar sobre qualquer coisa, eu escreveria um livro também :)

Este livro trata dos restos mortais dos Três Reis Magos, daí o título "Map of Bones". A narrativa é dividida em 4 dias e cada dia em acontecimentos em diferentes partes do globo; por exemplo : 7:04 PM Rome e o próximo é 7:15 PM Lausanne. Prende a atenção, não tem muitas descrições como "O Historiador". Acho que é por isso que nã consigo me prender ao dito livro. Não suporto livros com descrições detalhadíssimas de um ambiente, de uma sala... Anyway, Map of Bones foi escrito, na minha opinião, pensando em como seria colocá-lo nas telas do cinema. Há muitos "efeitos especiais", digamos assim.

Pelo menos ele tem um final coerente com a estória e não uma coisa acabada nas coxas como "Codex". Mas "Codex" é mais verossímil que "Map of Bones". Super viagem :) Mas valeu.

Agora, "The Third Translation" de Matt Bondurant. É meio no mesmo estilo e a capa tem cara do Rei Tut (ou alguém muito parecido com ele :D).

quinta-feira, setembro 08, 2005

Com este feriadão e com o meu schedule começando a ficar normal, eu posso voltar à minha leitura. Estou relendo "Harry Potter and The Half-blood Prince" - isso, relendo, pois eu li em PDF pois não aguentei até meu livro chegar. Então, como eu já havia lido, está mais devagar. Estou lendo "The Historian", de Elizabeth Kostova, um tijolo de 642 páginas. Devo confessar que até agora o livro não me fisgou, haja vista eu estar no capítulo 16 há semanas! Vou torcer para que melhore.

E ontem eu terminei "Codex", de Lev Grossman. É um livro no estilo "The Historian", "O Enigma do Quatro" e, por que não, "O Código Da Vinci". Um banqueiro que acaba de ganhar uma promoção é chamado para ajudar um dos clientes mais ricos. Mas o que eles querem que ele faça não tem nada a ver com sua área : ele deve organizar livros! São várias caixas de livros que estão fechadas há 150 anos. (inveja! inveja!). E ele deve tentar achar, no meio destes livros, um em especial. No começo ele fica p* por causa do trabalho mas acaba se envolvendo e não quer mais parar. Em suas pesquisas sobre o autor do tal livro ele encontra uma moça que está fazendo uma dissertação sobre o citado autor e, é claro, ela o ajuda. No meio de tudo isso ele fica fascinado com um jogo de computador. Imagino que eu possa descrevê-lo como um tipo de Age of Empires ultra-moderno ou algo do gênero.

O livro é bom, prende a atenção mas o final é decepcionante. Vai em um crescendo e as útlmias páginas são totalmente sem graça. A mim pareceu que o autor cansou de escrever e terminou de qualquer jeito. Ou então ele pretende lançar um segundo livro pra explicar direitinho o que houve. Tudo termina de maneira abrupta demais, sem muitas explicações.