segunda-feira, dezembro 24, 2001

Falemos um pouco sobre Genealogia.

Quando eu estava na 7a. série - isso faz tempo :) - meu professor de História e Geografia pediu que fizessemos nossa árvore genealógica. Consulta daqui, pergunta dali, cheguei a ancestrais que nasceram por volta de 1700 (se não me engano) pelo ramo do meu avô paterno. Alguns colegas acharam que eu havia inventado os nomes e até meu professor não ficou muito convencido. Mas estes dados estão todos na obra "Genealogia Paranaense", de Francisco Negrão, volume 3 ("Os Rodrigues França" - detalhe, meu sobrenome não é nenhum dos dois :D ). Neste volume, publicado em 1923, consta até meu avô.

Depois de um tempo nós recebemos uma cópia de um documento deixado pela minha bisavó materna - Olga Antonieta - que contava a história da família desde a chegada dos bisavós dela no Brasil. Lendo com calma eu notei algumas discrepâncias entre idades e datas de nascimento, mas é uma fonte muito boa para mim. Pela parte da minha mãe, também, há um livro escrito por um tio-avô dela contando a vida do pai dele - Francesco Antonio Marmo - desde que chegou ao Brasil. E no ano passado soube que um primo - não sei em que grau - resolveu fazer uma pesquisa de todos os descendentes do citado Francesco Antonio Marmo (eu não tenho este sobrenome). Recebi umas fotos scaneadas do meu bisavô. Que engraçado o bigode que os homens usavam :) .

Da parte da minha avó paterna eu não tenho muito, uma vez que ela é filha única e não sabe muito sobre a história da família dos pais. Por um lado - do pai dela - até que eu avancei um pouquinho, pois ela me emprestou um livro chamado "Os Alemães no Paraná", devidamente escrito em.... alemão :D Mas os dados essenciais eu consegui pegar :) Por sinal, neste ano de 2001 deveríamos comemorar os 150 anos de chegada ao Brasil do ancestral que espalhou os Schmidlin (eu não fiquei com este sobrenome tampouco) no sul do Brasil. Eles vieram no 1o vapor da Companhia de Colonização de Hamburgo (ou algo assim) - o vapor "Colon". Chique, né?

E quando soube que minha cunhada estava grávida, resolvi fazer a árvore da minha sobrinha que estava para nascer (na verdade só soubemos que era uma menina quando nasceu, pois eles não quiseram saber antes). Tive sorte de achar muitos dados da família da minha cunhada no site da Igreja dos Mórmons. Ainda não tive tempo de pegar todos, pois achei registros do ano 90 d.C!!!

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home