domingo, fevereiro 15, 2004

Mais um livro terminado : Moça Com Brinco de Pérola

Moça Com Brinco de Pérola


239 páginas lidas em mais ou menos 5 horas. Não é policial, de mistério ou suspense. Ou seja, livro muito bom!

Tem um filme novo baseado nele. É envolvente (o livro, pois o filme ainda não vi). A autora inventa uma estória para a moça citada. É mais ou menos como se houvesse um livro contando como a Monalisa foi parar no quadro de Da Vinci (para alguns entendidos - segundo a orelha do livro - este quadro, obra do pintor Vermeer, seria a Monalisa Holandesa).

E o livro remete à pintura. Não vou dizer que entendo de pintura, pois não entendo. Sei que não gosto destas coisas modernas que só têm figuras geométricas em cores espalhafatosas. Até eu pinto um quadrado amarelo sobre um fundo branco e coloco umas listras pretas! Minhas sobrinhas são capazes de muito mais. Mas, como eu disse, não entendo e não consigo ver "o que o artista capturou".

Gosto de pinturas que eu entenda, que eu consiga decifrar o que estou vendo. Depois de ler o livro - e ficar encantada com o quadro que dá nome ao livro - fui buscar em uma antiga coleção do meu pai outras obras do pintor. O quadro chama-se, nesta coleção, "Moça Com Turbante". Mas o título do livro tem mais ligação com a trama, lógico. Se bem que o referido turbante também tem sua parte. Não vou contar pra não estragar quem for ver o filme ou ler o livro. Se bem que não há muito o que estragar, já que o básico é contado na orelha do livro.

parte nada a ver
Lembrei agora de um quebra-cabeças de 1000 peças que eu tinha (acho que foi pro lixo) com uma pintura de Renoir : Meninas Ao Piano. Ô coisa difícil de montar! Tudo em tons pastéis, o cabelo de uma menina confundia-se com o piano, as partituras com os vestidos... Nunca consegui terminar. Tá, eu sei : começo muitas coisas e não termino. Mas isso não foi pra frente nem com a ajuda da família toda. Gosto de quebra-cabeças.
fim da parte nada a ver

O livro é singelo, é bonito. Não sei como era a Holanda de 1666, mas dizem que a descrição é boa. Só sei que é bem escrito, eu vi os quadros sendo pintados. Vale a pena.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home